A TV Liberal vai mostrar, a partir do próximo sábado (26), a beleza oculta do estado: é o programa “Expedição Pará”, que irá desbravar roteiros inusitados para contar a história dos moradores da região e trazer uma produção jornalística repleta de imagens inéditas para a TV aberta e internet.
“Os programas ‘Expedição Pará’ vão mostrar o Pará que muitos paraenses ainda não tiveram oportunidade de conhecer pessoalmente”, disse o diretor da TV Liberal, Paulo Fernandes. “Nestas duas edições do programa, vamos acompanhar um grupo que vai percorrer, de canoa havaiana – pela primeira vez no Brasil – a distância entre Santarém e Belém, pelas águas do Rio Amazonas”, explica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/u/I/1isBjwRyStoDrq4waEEQ/expedicao.jpg)
Jornalistas e remadores percorreram rio Amazonas entre Santarém e Belém em canoas havaianas (Foto: André Laurent / Arquivo Pessoal)
O repórter André Laurent, que encarou a viagem de 14 dias pelo rio ao lado dos canoístas, conta que o que mais lhe chamou a atenção foram os contrastes da Amazônia ribeirinha. “Como repórter, eu já tinha uma noção da região por ter visitado algumas cidades por onde viajamos, mas tive uma percepção mais aprofundada dos contrastes do Marajó e Baixo Tocantins. São regiões de riqueza gigantesca e enorme potencial econômico, mas os moradores infelizmente ainda não tem a qualidade de vida que a região pode proporcionar a eles”, disse.
Estes contrastes poderão ser vistos pelos telespectadores e internautas nos programas que serão exibidos no próximo sábado e no dia 2 de setembro. “Vamos mostrar o que está ao redor deste rio: as curiosidades dos ribeirinhos, das cidades ribeirinhas, da história da formação do nosso povo na Amazônia e muita aventura não só para os canoístas, mas também para nossa equipe que teve muita coragem de fazer esta viagem de uma maneira tão diferente”, comenta Paulo Fernandes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/M/c/F88QNxQPO57FkLy4IZUQ/cinegra.jpg)
William Di Farias usou equipamento de cinema para captar imagens da expedição (Foto: William Di Farias / Arquivo Pessoal)
Produção caprichada
A viagem foi bastante produtiva: após as duas semanas de jornada entre Santarém e Belém, a equipe chegou a redação da TV Liberal com mais de 60 horas de material gravado em alta resolução. “A primeira coisa que me veio a mente foi como trazer para o telespectador as emoções que iríamos viver, e para isso usamos equipamento de altíssima qualidade e câmeras de cinema, para o telespectador ter certeza da qualidade em full HD”, explica o diretor de fotografia do projeto, William Di Farias.
Todas estas imagens tiveram de ser condensadas em dois programas de uma hora cada. Uma tarefa nada simples, que ficou ao cargo do editor Alexandre Gibson. “Quase 95% dos lugares que visitamos estarão no programa. As pessoas vão poder acompanhar tudo que a gente viveu. São histórias ricas e interessantes, que a gente precisa peneirar para deixar o que o público pode achar de mais interessante”, disse.
Para Gibson, o processo de edição ocorria até mesmo in loco, durante a jornada. “O desafio começou na captura das imagens, porque quando a gente chegava numa cidade éramos recebidos pela população, que sugeria atrações do município para mostrarmos no programa. Então a gente já tinha de escolher qual programação ia fazer, e deixar as outras de lado. Isso é um grande desafio pois em alguns lugares como Prainha tínhamos cachoeira, lago e comunidade quilombola para mostrar, e nesse caso acabamos optando por esta última”, disse.
Rotina intensa
O motivo da correria, segundo Laurent, foi o ritmo dos companheiros de viagem da equipe de reportagem. “A gente precisou alinhar nossa rotina de trabalho, da cobertura jornalística, com a dos remadores que começa muito cedo e é muito cansativa. E também tínhamos que cuidar dos equipamentos, da nossa roupa, alimentação, remédios que foram necessários... o principal desafio foi esse. De longe a ‘Expedição Pará’ foi a cobertura mais longa que tive na carreira”, afirma.
“Tenho documentário em mais de 20 países, mas o rio Amazonas foi uma novidade muito grande, pela beleza natural e das pessoas que por ali moram. Foi muito gratificante a hospitalidade do povo, que apesar de tão simples é receptivo”, conclui William Di Farias.
Serviço: Os programas especiais com a jornada da “Expedição Pará” de canoa havaiana pelo rio Amazonas serão exibidos nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, logo depois do Jornal Hoje, na TV Liberal e também no G1 Pará.
Fonte:http://g1.globo.com/pa/para/expedicao-para/noticia/expedicao-mostra-segredos-do-rio-amazonas-no-estado-do-para.ghtml
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/H/s/TrB8JcRrOftmXdc2nAVA/canoas.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário