Tecnologia atestada por Universidade diz que é possível usar produto na agricultura
O caulim ou caulino é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio e o principal mineral é caulinita e a haloisita. Apresenta características especiais que permitem vasta utilização, como na fabricação de cerâmica, borracha, produtos farmacêuticos e, principalmente, na indústria do papel.
A Universidade Federal do Paraná desenvolveu nova tecnologia de aplicação do caulim para fertilizante órgano mineral de liberação lenta para agricultura. A jazida está localizada na fazenda Santa Cecília distante 60 km da cidade de Paragominas, sudeste do Pará, com reserva de 100 milhões de toneladas do minério. A universidade testou o produto e obteve resultado positivo. A jazida despertou grande interesse de um grande grupo americano produtor de caulim, interessado na exploração da jazida para fertilizante e demais segmentos da indústria.
O geólogo Carlos Alberto Alves, consultor de mineração na região amazônica, explicou que a pesquisa foi executada pela sua equipe no período de 2011 a 2015. Agora, a empresa prepara amostras do produto e inicia testes agronômicos. Em termos de tecnologia. Segundo ele, que é ex-gerente de Minerais da Vale, o fertilizante é novidade no Brasil e no mundo e apresenta importantes vantagens de ter o caulim na sua composição, entre elas ambiental e econômica.
Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/atualidades/MjI0NQ==/Paragominas-pode-ter-polo--fertilizante-a-base-de-caulim
Nenhum comentário:
Postar um comentário