A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) estima que haja mais de 380 mil fumantes no Pará. O tabagismo é uma das principais causas do câncer de pulmão e nos últimos dois anos, pelo menos 200 pessoas passaram por tratamento contra câncer de pulmão no Hospital Ophir Loyola. O combate a esse hábito ganha visibilidade no Dia Nacional do Combate ao Fumo, celebrado nesta terça-feira (29).
Para diminuir esses números, a Sespa oferece tratamento gratuito para quem estiver interessado em parar de fumar, nas unidades de saúde. O programa funciona em 80 municípios do Pará com profissionais habilitados para conduzir o tratamento. Só em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) oferece tratamento gratuito nas unidades municipais de saúde do Telégrafo, do Tapanã, da Marambaia, do Jurunas e Benguí II.
Desde 2003, a Sespa oferece um tratamento gratuito à pessoa que quer parar de fumar, atendendo cerca de 150 dependentes por mês. Em 14 anos, já foram atendidas mais de seis mil pessoas.
Tratamento
Todos os pacientes são atendidos por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, que promovem sessões com grupos de dez a vinte pacientes. Os inscritos no programa passam por avaliação médica, nutricional e odontológica, para então iniciar as sessões de terapia.
A Sespa mantém o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante disponível para a população no térreo da Unidade de Referência Especializada (URE) da avenida Presidente Vargas.
O procedimento começa após os exames que identificam o quadro clínico e de tabagismo do paciente. A partir daí ele é admitido em um grupo com outros dependentes para uma abordagem cognitiva comportamental, que busca entender o porquê de ele se tornar fumante e os motivos pelos quais ele quer parar. Avaliados os níveis de dependência, eles podem ser tratados com medicamentos receitados ou com a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN).
Locais de atendimento do SUS:
- URE Presidente Vargas
Inf.: 3242-5645
- Belém 1: UMS BENGUI II, Passagem Maciel, s/n
Inf.: 3279-6623
- Belém 2: UMS do Telégrafo. Rua do Fio, s/n
Inf.: 3244-0471
- Belém 3: UMS JURUNAS - Rua Fernando Guilhon, s/n
Inf.: 3272-4848
- Belém 4: UMS MARAMBAIA - Av. Augusto Montenegro, s/n, Km 1
Inf.: 3243-3775
- Belém 5: Centro de Referência em Abordagem do Tratamento do Fumante. Av. Presidente Vargas
Inf.: 3242-5645
BELÉM
Fonte:http://g1.globo.com/pa/para/noticia/tabagismo-afeta-cerca-de-380-mil-pessoas-no-para-aponta-sespa.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário