Em reunião nesta quinta feira (17), entre a Prefeitura de Santarém e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ficou definido que o setor de Regulação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) será administrado, em sua totalidade, pela Sespa, por meio do 9º Centro Regional de Saúde, com sede em Santarém, na região oeste do Pará. Dessa maneira, os serviços inerentes ao setor no estado ficam agora sob responsabilidade do órgão, que será totalmente estruturado. O prazo estipulado para que a Secretaria assuma efetivamente o serviço de Regulação do HRBA é de até 60 dias.
De acordo com a diretora do 9º Centro Regional de Saúde, Marcela Tolentino, a Secretaria é responsável, atualmente, pela regulação, em nível ambulatorial, de apenas cinco municípios da região oeste: Curuá, Aveiro, Jacareacanga, Mojuí dos Campos e Alenquer.
“Nesses cinco municípios, a Sespa, em uma sala no próprio Hospital Regional, se responsabilizava em marcar apenas as consultas ambulatoriais. Internamentos e cirurgias, a Secretaria não se responsabilizava. Agora, no momento em que a Sespa assumir a Regulação ela vai se responsabilizar pela marcação total do Hospital Regional", esclareceu.
A diretora informou que a Regulação será completamente estruturada com mais profissionais: auxiliares administrativos, enfermeiros, médicos auditores, entre outros. "Será um setor bem transparente, onde qualquer cidadão e os órgãos de fiscalização terão a disponibilidade de informações que acharem necessárias", ressalta Marcela.
Servidores - O diretor de Desenvolvimento e Assistência aos Serviços de Saúde, Gilberto Penna, informou que a Sespa já designou seis servidores, todos do quadro permanente, para atuarem no Setor de Regulação. O primeiro contato já foi feito e nos próximos dias deve iniciar o treinamento específico.
Por Samuel Alvarenga
Fonte:http://agenciapara.com.br/Noticia/Regional/150773/sespa-assume-o-servico-de-regulacao-do-hospital-do-baixo-amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário