sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Candidatos do concurso da Polícia Civil iniciam estágio supervisionado



A Polícia Civil deu início, nesta quarta-feira, 18, aos estágios supervisionados dos candidatos do concurso público para os cargos de escrivão, investigador e papiloscopista. Cerca de 500 pessoas que participam do Curso de Formação de Policiais Civis, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), e que corresponde à última etapa do concurso, irão estagiar nas Delegacias, Seccionais, Divisões de Polícia, Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) e sede da Delegacia Geral, sempre às quartas-feiras, até o final do mês de novembro.

Nesse período, os candidatos irão vivenciar o dia a dia de trabalho das Unidades da Polícia Civil, em Belém e Região Metropolitana, acompanhar registros de ocorrências, inquéritos policiais, oitivas, atendimento à população, serviço de cartório, entre outros procedimentos realizados nas Delegacias. O estágio supervisionado é obrigatório e faz parte da grade curricular do Curso de Formação de Policiais Civis, como avaliação dos alunos.

Nesta quarta-feira, no período de 8h às 17 horas, os candidatos estiveram em 33 Unidades da Polícia Civil, entre elas, as Seccionais de São Brás, Cremação, Guamá, Ananindeua, Cidade Nova, Marambaia, Marituba, Pedreira, Sacramenta e Icoaraci; as Delegacias do Marco, Cabanagem, Guanabara, Benguí, Aurá, Decouville e Julia Seffer; Divisões Especializadas, como a de Repressão ao Crime Organizado, de Meio Ambiente, de Homicídios, de Polícia Administrativa, de Operação e Investigações Especiais, entre outras, e nas Unidade Integradas Pro Paz do Tapanã, Distrito Industrial e Terra Firme, além da sede da Corregedoria Geral da Polícia Civil e Diretoria de Identificação.

Nesses locais, explica a delegada Marlise Tourão, diretora da Acadepol, os candidatos serão supervisionados por um integrante da Academia da Polícia Civil e receberão instruções dos policiais encarregados pelas Unidades Policiais sobre a rotina diária de trabalho e os serviços que são prestados nesses locais.

Os candidatos tiveram oportunidade, pela primeira vez, de ver de perto como funciona o atendimento ao público e de interagir com os policiais civis e servidores administrativos que atuam nessas unidades, para buscar informações e tirar dúvidas sobre o serviço público.

Na sede da Corregedoria Geral da Polícia Civil, os candidatos conheceram mais sobre o trabalho desempenhados pelas Divisões que compõem o órgão correcional da Polícia Civil, entre as quais, a de Crimes Funcionais (Decrif), de Correição e de Disciplina.

Ainda na Delegacia Geral, 19 candidatos ao cargo de papiloscopista conheceram a Diretoria de Identificação e viram de perto os documentos usados na identificação civil e o trabalho de emissão de carteiras de identidade. Na Divisão de Polícia Administrativa (DPA), os candidatos conheceram os trâmites para emissão de documentos, como alvarás de funcionamento de bares e outros procedimentos.

Na Seccional de São Brás, um grupo de candidatos acompanhou os atendimentos prestados na sala de registros de ocorrências e a rotina do cartório da unidade policial. Eles também conversaram com a equipe de policiais que trabalha no local, como o delegado Guilherme Tavares, diretor da Seccional.

O delegado Sérvulo Cabral repassou diversas dicas sobre a atuação da Polícia Judiciária. Na ocasião, o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Aldo Botelho, conversou com os alunos, aos quais repassou informações de suas experiências ao longo de 30 anos de serviço público.

Para os candidatos, a experiência de passar um dia em uma unidade policial foi muito válida. A previsão é de encerramento do Curso de Formação dos candidatos aos cargos de escrivão, investigador e papiloscopista em 30 de novembro, com a homologação dos resultados e nomeação dos policiais civis. No próximo dia 6 de novembro será realizada a aula inaugural para os candidatos ao cargo de delegado de Polícia Civil.

Fonte:http://agenciapara.com.br/Noticia/156430/candidatos-do-concurso-da-policia-civil-iniciam-estagio-supervisionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário